WhatsApp

Os perigos do uso excessivo do smartphone para os olhos
O uso excessivo do smartphone ou de um computador pode fazer com que você sinta dores de cabeça, visão embaçada, vistas cansadas e enjoos.

Deixar de utilizar o celular e o computador é algo impensável, de acordo com a rotina de trabalho e lazer que levamos. Por isso, separamos algumas dicas para amenizar os efeitos colaterais dessa utilização contínua dos equipamentos digitais.

A causa da irritação

Normalmente, um ser humano pisca os olhos 15 vezes por minuto. Porém, quando estamos utilizando um dispositivo digital, esse número diminui drasticamente. Assim, passamos a picar 50% menos.

Dessa maneira, o ressecamento ocular acontece mais facilmente e a fadiga visual também. Vale lembrar que, por mais que muito desse esforço diário na frente das telas seja em prol do trabalho, todas essas reações afetam grandemente a nossa produtividade.

Usuários de lentes de contato

O uso excessivo do smartphone ou computador para os usuários de lentes de contato pode trazer ainda mais desconfortos do que para o restante das pessoas.

A dica é dar um descanso para os olhos, substituindo as lentes de contato pelos óculos pelo menos por algumas horas do dia. Além disso, é importante nunca dormir com as lentes e manter as boas práticas de limpeza.

Nossas dicas

  • Posicione a tela do computador ou smartphone de maneira que seu olhar fique levemente para baixo.
  • Regra dos 20/20/20: A cada 20 minutos, olhe, por 20 segundos, para algum objeto que esteja a 20 passos de distância de onde você está.
  • Sente-se à uma distância de mais ou menos 60 cm do computador. Também, tente não colocar o celular tão próximo aos seus olhos enquanto o utiliza.
  • Balanceie a luz do ambiente para que ela não fique muito mais brilhante que a tela do seu computador ou celular, pois isso força ainda mais os seus olhos. Ao invés de aumentar o brilho do aparelho, opte por um aumento do contraste na tela.


Tomando todos esses cuidados, rápida e perceptivelmente, o cansaço nas suas vistas diminuirá, bem como problemas como a síndrome do olho seco.

Muitos problemas oftalmológicos poderiam ser evitados por meio de práticas mais saudáveis e cuidados diários com a visão. O diagnóstico precoce garante um tratamento com mais chances de bons resultados e proporciona maior qualidade de vida aos que possuem algum problema na visão.